sexta-feira, 19 de junho de 2015

MOVIMENTO FÓRUNS E REDES DA CIDADANIA E POPULAÇÃO, REALIZAM PROTESTOS EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA)!


Aconteceu hoje (19) o encontro do movimento Fóruns e Redes da Cidadania, em Conceição do Lago Açu (Ma). O movimento foi criado principalmente no intuito de fiscalizar desvios de recursos em municípios.


A entidade vêm realizando  auditorias Populares em obras públicas – inacabadas e/ou abandonadas, algumas até inexistentes, recursos oriundos de convênios entre as Prefeituras Municipais e Governo Federal.

Em várias cidades já foram feitas essas atividades, de forma preliminar, para identificar a obra pública objeto da denúncia popular, constatando-se, por um lado, um grande desvio e malversação do dinheiro público, por outro, a falta quase que completa de fiscalização dos órgãos responsáveis.

Objetivos da ação popular: mostrar aos órgãos federais (CGU, TCU, MPF e PF) o tamanho do rombo nos convênios federais, as consequências resultantes e a dor e o sofrimento que provocam na vida da população.

Em Conceição do Lago Açu (Ma), o ato contou com a participação de líderes comunitários, funcionários públicos, pescadores, trabalhadores rurais, donas de casas, enfim, mais diversos segmentos da sociedade.

Algumas representações, se deslocaram  da zona rural do município. Já a participação da representação política no ato, ficou limitada na participação do vereador Idelfonso Ferreira, o único mandatário do município a comparecer no movimento.




















segunda-feira, 15 de junho de 2015

MORADOR DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU, PERDE A VIDA DE MANEIRA TRÁGICA EM ACIDENTE!

CUIDADO! AS IMAGENS SÃO MUITO FORTES

Fonte:http://lagoconectado.blogspot.com.br/




URGENTE: HOMEM DE LAGO AÇU MORREU ATROPELADO NA MA 326 EM LAGO VERDE-MA





IMAGENS FORTE: VITIMA DORMIU NO ASFALTO E TEVE A CABEÇA ESMAGADA   POR VEÍCULO  



A redação do  blog foi informado que uma pessoa foi morta vitima de atropelamento na rodovia estadual MA 326 entre os municípios de Lago Verde e Conceição do Lago Açu.
 De acordo com as informações o fato aconteceu na madrugada dessa segunda feira 15/06, por volta das 02h:00, a vitima trata se de  José Gomes da Silva 37 anos, conhecido por   Zé Pardinha, ele teria passado o dia ingerindo bebido alcoólica e  provavelmente  muito cansado  revolveu tirar uma cochilada no asfalto, vinde e em seguida  foi atropelado por um veículo ainda não identificado. O local do acidente fica  nas proximidades do Povoado Copaíba,  entre o Povoado Santa Luzia  de Lago Verde e a Fazendo do Ex-Prefeito Luís Revil.
 
Agora pela manhã o  corpo ainda permanecia  no Hospital Municipal Joana Almeida lá mesmo em Lago Verde,  a vitima era residente no Povoado Serraria próximo a Conceição do lago Açu, as  informações foram  repassadas por um leitor do Blog que esteve  no local.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

GREVE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL, PRÓXIMA DO FIM!

Diario de Lago Açu, teve a pouco, acesso ao documento da proposta que concede ao movimento grevista em Conceição do Lago Açu (Ma), aumento integral do piso salarial, concedido pelo Governo Federal. O documento está assinado pela comissão que representa a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, liderada pelo secretário Adilson Viera e integrantes do Sinproesemma Lago Açu!


PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA), SÃO RECEBIDOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA POR PARLAMENTARES!

O presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Costa, recebeu durante todo o dia de ontem(11), Professores da rede pública municipal, de 3 municípios: Conceição do Lago Açu, Lago Verde e Godofredo Viana. Além de Roberto Costa, estiveram presentes na reunião, os Deputados Cabos Campos, Othelino Neto, Fernando Furtado e  Ricardo Rios, entre outros.

Os deputados ouviram das representações filiadas ao Sinproesemma, relatos de problemas gravíssimos na rede Pública Municipal de Educação. 

A representação do município de Conceição do Lago Açu, através da professora Nilva, relatou aos deputados que o município, sofre uma grave crise de desabastecimento de água nas escolas, até mesmo a água potável utilizada nas escola, é imprópria para o consumo humano. Os problemas não acabam por ai, a falta de ventiladores na salas de aulas é uma realidade, ficando os alunos expostos a altas temperaturas da região, comprometendo o desempenho dos alunos no aprendizado. 

Um outro problema grave apontado no município pelos professores, é a falta de regularidade na merenda escolar, que serve também de incentivo para a frequência do aluno, principalmente os  de baixa renda que são a maioria.
Uma outra reclamação generalizada ouvida pelos Deputados, foi a falta do cumprimento da tabela de reajustes salariais, por parte dos prefeitos. Segundo os educadores, descasos como a exemplo, o da prefeita de Conceição do Lago Açu, Marly Sousa (PSD), que não atendeu a nenhum pedido formal de audiência com professores e ainda como medida contra a greve da categoria, ingressou com uma ação de medida em caráter liminar, que determina o retorno as salas de aula dos professores, bem como desconto pelos dias de paralisação, além de multa diária de 3mil reais por descumprimento da decisão em desfavor do sindicato da categoria. 

Os professores recorreram e ainda esperam uma decisão definitiva da justiça, inclusive anulação da liminar deferida em desfavor dos professores do município de Conceição do Lago Açu (Ma).

No fim os Deputados apoiaram a iniciativa das comitivas de professores, além de se comprometerem, em criar comissões parlamentares para acompanhar a gravidade dos fatos em municípios como Conceição do Lago Açu.

Os professores avaliaram como muito satisfatória a reunião, e esperam nos esforços do Legislativo Estadual, uma solução para o empasse, uma vez que as Câmaras Municipais, em suas maioria por intervenção direta dos Prefeitos, nada contribuíram para evitar que as greves fossem realizadas.






 GALERIA DE FOTOS:














    


quinta-feira, 11 de junho de 2015

GUARNIÇÃO DA POLÍCIA APERTA O CERCO E APREENDE MAIS PRODUTOS ROUBADOS EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (Ma)!

Após a prisão dos envolvidos no roubo a igreja católica, a guarnição  da PM, sob o comando do Cmt R. COSTA, composta pelo Sgt ERIVELTON e CB REIS, hoje (11)realizaram uma busca na casa do traficante ZAQUEU, onde foram encontrados vários objetos citados nos boletins de ocorrência como sendo dos arrombamentos na Igreja católica,  casa da prefeita, colégios e no parque de diversão, após a prisão do elemento GERSON,  ocorrida ontem (10),  que confessou ter trocado com drogas objetos oriundos de furtos praticados nesta cidade). 
ZAQUEU ao notar a presença da PM,  se evadiu para um matagal,  não sendo possível sua captura





OBJETOS ROUBADOS QUE
FORAM RECUPERADOS PELA
GUARNIÇÃO DA PM





quarta-feira, 10 de junho de 2015

AÇÕES DA POLÍCIA MILITAR COÍBEM A PRÁTICA DE CRIMES, ALÉM DE PRENDEREM ELEMENTOS ENVOLVIDOS NO ROUBO A IGREJA CATÓLICA!

FOI  PRESO HOJE (10), POR VOLTA DAS 10:00AM, EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA), O INDIVÍDUO POR NOME GERSON DEIVISON CHAVES PEREIRA DE 35 ANOS DE IDADE, APONTADO PELO DESTACAMENTO DE POLÍCIA DO MUNICÍPIO, COMO AUTOR DO ROUBO A IGREJA CATÓLICA. O MESMO JÁ TINHA VÁRIAS PASSAGENS PELA POLÍCIA, ALÉM DE UM MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA EM ABERTO NA CAPITAL SÃO LUIS.

NO DIA(07) DO MÊS PASSADO  A IGREJA CATÓLICA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU(MA), FOI ARROMBADA E TEVE VÁRIOS OBJETOS SUBTRAÍDOS. 

Entenda o caso clicando no link a baixo:



A GUARNIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR COMPOSTA PELO SGT.R.COSTA E CABO REIZINHO, A VÁRIOS DIAS VINHAM INVESTIGANDO O CASO DO ROUBO. HOJE APÓS INFORMAÇÕES COLHIDAS DE UMA OUTRA VÍTIMA, CHEGARAM A GERSON DEIVISON, QUE CONFESSOU QUE HAVIA FURTADO A IGREJA CATÓLICA E REPASSADO OS OBJETOS FURTADOS A DENILSON FERNANDES COSTA, VULGO DENILSON, QUE TAMBÉM JÁ TEM PASSAGEM PELA POLÍCIA POR TRÁFICO DE DROGAS, ALÉM DE ZAQUEU, QUE PESA SOBRE O MESMO, A SUSPEITA  DE PRATICAR TRÁFICO DE DROGAS NA CIDADE.








TENTATIVA DE ASSALTO A AGÊNCIA DOS CORREIOS EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA)

PRATICAMENTE NO MESMO DIA E HORA, A GUARNIÇÃO DE POLÍCIA MILITAR DO MUNICÍPIO, COMPOSTA PELO SAGT.R.COSTA E PELO CABO REIZINHO, EVITARAM UM GRANDE ASSALTO QUE POR MUITO POUCO NÃO FOI BEM SUCEDIDO À AGÊNCIA DOS CORREIOS NA CIDADE. DOIS ELEMENTOS PORTANDO DUAS PISTOLAS, ADENTRARAM POR VOLTA DE 14:40, NA AGÊNCIA DOS CORREIOS E ANUNCIARAM O ASSALTO AOS FUNCIONÁRIOS. EM SEGUIDA DE DIRIGIRAM A UM FUNCIONÁRIO E PERGUNTARAM, PELO GERENTE DA AGÊNCIA E ONDE ESTAVA A SENHA DO COFRE, ALÉM DO VALOR  EM DINHEIRO QUE ESTAVAM NO COFRE, OS DOIS ASSALTANTES FORAM INFORMADOS PELO FUNCIONÁRIO DA AGÊNCIA, QUE O GERENTE NÃO TINHA CHEGADO AINDA E OS COFRES ESTAVAM VAZIOS, FOI NESSE MOMENTO QUE OS ASSALTANTES  AVISTARAM A VIATURA DA POLÍCIA QUE PASSAVA PELO LOCAL OS E APAVORADOS, FUGIRAM TOMANDO RUMO IGNORADO, EM UMA MOTO DE COR PRETA, COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DE UMA TORNADO/HONDA.TÃO LOGO FORAM INFORMADOS DOS FATOS, A GUARNIÇÃO FEZ BUSCAS NO SENTIDO DE CAPTURAR A DUPLA. 









terça-feira, 9 de junho de 2015

APÓS DENÚNCIA HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM CONCEIÇÃO DE LAGO AÇU



Na manhã de segunda feira (08), Policiais militares do destacamento da cidade de Conceição de Lago Açu, conduziram Francisco de Assis, para a delegacia de policia do 1º DP de Bacabal, por porte ilegal de arma de fogo.

Francisco, na hora da abordagem portava um revólver calibre 32 mm, que segundo ele, estava com a arma para sua defesa pessoal, Já que alguns meses atrás foi vítima de uma facada no peito esquerdo.


O cabo Robson que comanda o destacamento da policia militar naquela cidade, desmente a versão de Francisco. Segundo os policiais, populares informaram que Francisco estaria falando que iria matar a pessoa que o esfaqueou.




Após esta a denúncia, os policiais militares foram até o local onde o suspeito se encontrava e fez à prisão do mesmo, o curioso era que a arma não tinha munição.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

VOLTAMOS COM TODA FORÇA, PARA MOSTRAR PARA VOCÊS BASTANTE NOTÍCIAS, ENTRE ELAS A GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU QUE CONTINUA!

MOVIMENTAÇÃO DOS PROFESSORES GREVISTA EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU:



QUARTA:  03/06 - PROFESSORES OCUPAM A FRENTE DA PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA) E SIMULAM SALA DE AULA NA CALÇADA EM PROTESTO AO DESRESPEITO PELA CLASSE DA PREFEITA MARLY SOUSA!




Após uma tentativa frustada da Prefeita Marly Sousa em impôr que os alunos fossem assistir as aulas, com professores contratados, os professores da rede pública municipal, fizeram um protesto que chamou bastante atenção. Os professores grevistas ( aqueles que verdadeiramente lutam pelos seus direitos), improvisaram uma sala de aula bem na calçada da Prefeitura Municipal. O protesto chamou atenção da população, que agora definitivamente apoia o movimento grevista.

A maior resposta do pais de alunos da rede pública municipal, veio hoje (03), depois que a Prefeita Marly Sousa, pediu aos pais que mandassem os filhos para as escolas, que as aulas voltariam a normalidade . Os pais de alunos reagiram indignados com a falta de comprometimento da Chefe do executivo, e optaram por não mandar seus filhos para as escolas.




















"Na sala de aula é que se forma um cidadão , na sala de aula é que se muda uma nação, na sala de aula não há idade, nem cor. Por isso aceite e respeite o meu Professor" 👏👏👏👏👏 ‪#‎Acampamento‬ em frente a prefeitura! Estamos lutando pelos nosso direitos " Professor na rua, prefeita a culpa é tua"
 — se sentindo determinada.






---------------------------------------------------------------------------------



SEGUNDA:  01/05 - PREFEITA MARLY SOUSA CONVOCA REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS , INSULTA PROFESSORES E PROFERE PALAVRAS DE BAIXO CALÃO DURANTE O ATO!


Fonte:


Prefeita Marly,sem nenhum compromisso com a educação, joga pais de alunos contra professores grevistas.

Com o intuito de desfocar a greve a força bruta, a prefeita Marly com uma atitude de ditador, reuniu pais de alunos e responsáveis, tentando sensibilizá-los com um discurso mera bolante e mentiroso, contra os professores que há oito dias pararam suas atividades em sala de aula por tempo indeterminado, até que a prefeita venha conversar com a classe e resolver um dos impasses que é o reajuste de 13,01%.
Como já era de se esperar ela trouxe vários contratados da Zona Rual, para simular uma contratação falsa, pois A Prefeitura de Conc. do Lago Açu, está impossibilitada de contratar funcionários temporários desde 2013. 
No discuso a prefeita afirmou que a greve não é legal, - Prefeita a Legalidade da greve não cabe a você definir, pois se és juiz ainda não sabia.
Atingiu a professora do núcleo com palavras dizendo que a mesma tinha mais de uma portaria, - Bom se ela tem, é porque estudou para isso e faz seu trabalho com responsabilidade, diferente de algumas pessoas que conhecemos (risos).
Ofendeu e expôs o professor a uma situação de constrangimento,  - Realmente prefeita Marly, você não sabe o  valor de um professor, nem muito menos o potencial de todos juntos. saiba que estamos mais fortes e não vamos retroceder.
O mais absurdo de tudo é a contratação de funcionários sendo que existe pessoal efetivo, e ainda mais o município está impedido de efetuar contratações como ela mesma determinou em um decreto  Nº 022/2013 se não lembra então clica aqui, DECRETO

Senhores pais de alunos , responsáveis e comunidade em geral, estamos há oito dias de greve, fora da sala de aula. Sabemos que os alunos estão sendo prejudicados tanto quanto nós professores, mas é do conhecimento de todos que nós professores estamos lutando por melhorias e valorização salarial, além de uma educação de qualidade a todos, no que diz respeito a alimentação escolar de qualidade, água potável nas escolas, início das aulas nos povoados que até o momento estão sem aula.
No entanto, está sendo negado por parte da prefeita Marly, que mais uma vez está mostrando o seu descaso com a Educação do nosso município, ato este manifestado, quando tornou público, que não tem interesse em conversar com a Classe, nem muito menos procurar resolver os problemas da educação, pelo contrario, manifestou-se com uma atitude ditadora, que é a contratação de pessoal despreparado e sem formação adequada para substituir os professores grevistas que estão lutando por melhorias de todos. Sendo que o Próprio Ministério Público, já notificou a Prefeitura Municipal e determinou  no ano de 2013 que a prefeitura não pode contratar servidor temporário, a não ser por concurso publico.
Agora resta saber como a Prefeita Marly, vai pagar estes contratados, se a mesma alega não ter recursos para reajustar o salário dos professores concursados em 13,01% que estão assegurados pela Lei do Piso e do Plano de Cargos e Carreira.
Portanto fica aqui o nosso repúdio com essa ditadura e perseguição contra os Professores que são os responsáveis pela a formação cidadã e profissional da cidade.
E o nosso recado a Prefeita Marly, é que você prefeita não está lidando com analfabetos e nem com pessoas que não conhece seus direitos.
São professores que diferente de você se preocupam com a educação de Lago Açu.
Você terá a resposta nas ruas, e continuaremos em greve.


A LUTA CONTINUA...  A GREVE CONTINUA...








------------------------------------------------------------------------------


SEXTA:  29/05 - VEREADORES ALIADOS DA PREFEITA MARLY SOUSA APROVAM LEI PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DURANTE A GREVE!

Fonte: 

http://www.carlinhosfilho.com.br/2015/05/prefeita-marly-sousa-endurece-para-cima.html#more

Vereadores são cercados pelos professores

Prefeita Marly Sousa endurece para cima de professores grevistas e aprova projeto na Câmara que autoriza a contratação de 300 servidores



Câmara Municipal de Conceição do Lago Açu (MA)
Na sessão desta sexta-feira (29), a prefeita de Conceição do Lago Açu, Marly Sousa (PSD), endureceu de vez com os professores que estão há sete dias em greve. Regressando da Marcha dos Prefeitos à Brasília, a gestora enviou a Câmara Municipal um projeto de Lei (Nº 074/2015), que autoriza a Prefeitura a contratação de 300 servidores: 100 professores, 100 vigias e 100 AOSDs. O presidente da Câmara, o vereador Mazinho Rocha, apresentou o Projeto da Prefeita em caráter de urgência e foi aprovado pelo placar de 5X2.

O objetivo da prefeita é que os 300 contratados substituam no trabalho os servidores concursados grevistas.
Professores em greve há 7 dias realizam mobilizações em Conceição
do Lago Açu (MA)
Em contrapartida, os grevistas criticaram os vereadores que aprovaram o projeto e, ainda, afirmam que a assinatura do Projeto aprovado na sessão de hoje tem uma assinatura falsa da prefeita, já que a mesma estaria ainda em Brasília, permanecendo na Capital Federal até o dia 30, conforme anunciado pela própria secretaria de Administração e irmã da prefeita, dona Leni.

Continua...

De acordo com informações da classe, eles acionarão a polícia civil para investigar este caso e solicitar ao Ministério Público um exame esferográfica para determinar se assinatura pertence ou não a prefeita de Conceição do Lago Açu, Marly Sousa.

Votaram a favor do projeto da prefeita, os vereadores Naldinho, Iran Vale, Dinho, Mazinho Rocha e Dr. Cesar. Votaram contra os vereadores da oposição Idelfonso e Plínio Oliveira. Ausentes os vereadores Pacico e dona Fátima.

Até provar a falsificação da assinatura da prefeita ou cancelar essa votação através da justiça, a prefeita Marly Sousa deu uma chicotada nos professores concursados de Conceição do Lago Açu.

O clima na cidade é tenso, muito tenso.

Vereadores são cercados pelos professores

MAIS


Os professores iniciaram a greve para força a Prefeitura de Conceição do Lago Açu a cumprir a lei do piso da categoria, que inclui o reajuste de 13,01%, indicado pelo MEC este ano, entre outras reivindicações. 

Imagens da movimentação dos professores grevistas de Conceição do Lago Açu