sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PREFEITA MARLY SOUSA, EXONERA PROFESSORES CONCURSADOS NA ZONA RURAL DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA)!

No último dia 22 de maio, os professores da rede municipal de Conceição do Lago Açu, através do seu sindicato SINPROESEMA, declararam greve geral por tempo indeterminado.
A categoria reivindicava uma série de melhorias para a Educação, dentre elas o cumprimento do piso salarial dado pelo governo federal em janeiro deste ano que é de 13,01%, piso esse que não vem sendo respeitado pela prefeita Marly Sousa.

Em retaliações motivadas pela greve, logo que o movimento foi suspenso pela categoria. A administração divulgou um edital de convocação para um recadastramento de todos os professores concursados da rede municipal.

Quatro dos professores que estavam na greve, residentes do povoado Olho D’Água e lotados na Escola Raimundo Nonato Meneses no povoado acima citado, por estarem à frente da Comissão de Greve sofreram maiores penalidades, sendo estes exonerados do quadro de professores da Secretaria Municipal de Educação.

Os professores que sofreram esse abuso de poder foram: Washington Gomes Batalha, Rogério Correia Reis, Ronaldo Oliveira Correa e Edvaldo do Lago Matos.

Todos foram aprovados no concurso em 2007 sendo nomeados e lotados na Escola Raimundo Nonato Meneses em 2008. 

Os mesmos se surpreenderam ao receberem uma notificação da Secretaria de Administração no fim do mês passado, para comparecerem no dia 29 de julho à sede da prefeitura. Na ocasião, os profissionais foram exonerado desde o dia 1 de julho, sendo que as aulas foram até o dia 10 do mesmo mês por motivo das férias, baseados em uma determinação da Justiça do dia 24 de abril de 2012, alegando ilegalidade em suas nomeações.

Os referidos professores foram suspensos de suas atividades por um período de três meses e submetidos a uma sindicância no ano de 2009, mas não foi encontrada nenhuma irregularidade. Por conta disso os quatro foram lotados novamente para suas funções pela prefeita Marly Sousa, que teve que voltar atrás e contrariar suas vontades.

Os quatro professores que sofreram retaliações por parte da prefeita Marly Sousa!