sexta-feira, 12 de junho de 2015

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA), SÃO RECEBIDOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA POR PARLAMENTARES!

O presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Costa, recebeu durante todo o dia de ontem(11), Professores da rede pública municipal, de 3 municípios: Conceição do Lago Açu, Lago Verde e Godofredo Viana. Além de Roberto Costa, estiveram presentes na reunião, os Deputados Cabos Campos, Othelino Neto, Fernando Furtado e  Ricardo Rios, entre outros.

Os deputados ouviram das representações filiadas ao Sinproesemma, relatos de problemas gravíssimos na rede Pública Municipal de Educação. 

A representação do município de Conceição do Lago Açu, através da professora Nilva, relatou aos deputados que o município, sofre uma grave crise de desabastecimento de água nas escolas, até mesmo a água potável utilizada nas escola, é imprópria para o consumo humano. Os problemas não acabam por ai, a falta de ventiladores na salas de aulas é uma realidade, ficando os alunos expostos a altas temperaturas da região, comprometendo o desempenho dos alunos no aprendizado. 

Um outro problema grave apontado no município pelos professores, é a falta de regularidade na merenda escolar, que serve também de incentivo para a frequência do aluno, principalmente os  de baixa renda que são a maioria.
Uma outra reclamação generalizada ouvida pelos Deputados, foi a falta do cumprimento da tabela de reajustes salariais, por parte dos prefeitos. Segundo os educadores, descasos como a exemplo, o da prefeita de Conceição do Lago Açu, Marly Sousa (PSD), que não atendeu a nenhum pedido formal de audiência com professores e ainda como medida contra a greve da categoria, ingressou com uma ação de medida em caráter liminar, que determina o retorno as salas de aula dos professores, bem como desconto pelos dias de paralisação, além de multa diária de 3mil reais por descumprimento da decisão em desfavor do sindicato da categoria. 

Os professores recorreram e ainda esperam uma decisão definitiva da justiça, inclusive anulação da liminar deferida em desfavor dos professores do município de Conceição do Lago Açu (Ma).

No fim os Deputados apoiaram a iniciativa das comitivas de professores, além de se comprometerem, em criar comissões parlamentares para acompanhar a gravidade dos fatos em municípios como Conceição do Lago Açu.

Os professores avaliaram como muito satisfatória a reunião, e esperam nos esforços do Legislativo Estadual, uma solução para o empasse, uma vez que as Câmaras Municipais, em suas maioria por intervenção direta dos Prefeitos, nada contribuíram para evitar que as greves fossem realizadas.






 GALERIA DE FOTOS: