segunda-feira, 4 de maio de 2015

DIA DO TRABALHADOR PASSOU, SEM MUITO PARA COMEMORAR!

 
No dia primeiro de maio  comemorado em todo o planeta, o dia internacional do Trabalho ou Dia do Trabalhador. A data celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes.
Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles. 
 
EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU (MA), pouco se tem a comemorar!
Recentemente professores da rede municipal (uma das categorias mais injustiçadas), tiveram retirado dos seus vencimentos R$200,00 Duzentos Reais), sem explicação nenhuma. O Sindicato da categoria já avisou que irá recorrer a justiça, pelos danos causados. Além do mais o município não aceita repassar o piso salarial nacional, que está afixado em 13%, desde o inicio do ano. A prefeita Marly Sousa não repassa o percentual correto aos professores e ainda por cima alega que vem repassando mais do que o teto salarial desde bem antes, da data da correção.
Em protesto, a uma das muitas medidas impopulares que Marly Sousa  vem tomando nos últimos meses, os professores da rede municipal, saíram em passeata pelas rua de Conceição do Lago Açu(Ma), no  domingo (26) do mês passado.O dia (30) de Abril,foi a data escolhida para a paralisação Nacional da categoria!