segunda-feira, 28 de julho de 2014

LAGOAÇUENSE É DESTAQUE NO PROGRAMA DO CALDEIRÃO DO HULCK!

Projeto de esportes e arte para crianças criado por lagoaçuense no Pará ganha nova sede no Caldeirão do Hulck

Luciano Hulck conversa com Adaías e Edvane(Foto: Caldeirão do Hulck/TV Globo)
Neste sábado (26/07), o Um Por Todos, Todos Por Um, no Caldeirãomostrou quem são os verdadeiros exemplos que estão por aí, escondidos nas comunidades pelo Brasil afora, que mesmo com uma renda pequena, estão sempre pensando em transformar o ambiente onde vivem e ajudar o próximo. Esse é o objetivo do quadro: somar forças para multiplicar o impacto.
Desta vez, Luciano Huck foi a Parauapebas, no Pará, conhecer a história de Adaías, natural de Conceição do Lago Açu-MA, e seu projeto, o Instituo Samurai Zen. Ao lado da mulher Edvane, eles montaram uma rede de aulas de balé, capoeira, judô, jiu-jitsu e caratê, a principal atividade do instituto. No total, cerca de 850 crianças são atendidas pelo Instituto.

Matéria original.: www.blogdosergiomatias.com.br

CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES PARA CONTINUAR LENDO A MATÉRIA




O trabalho de Adaías e Edvane tem rendido muitos frutos, especialmente no caratê. No ano passado, a cidade de Parauapebas levou 16 atletas para o Mundial de caratê, na Itália - 12 desses eram do Instituto. Segundo Edvane, eles foram o município que mais medalhas conseguiu, de todas as cidades (do mundo!) que participaram. Neste ano, em Foz do Iguaçu, no Paraná, levaram 28 atletas para um Mundial e voltaram com 27 medalhas. Luciana, uma atleta de 10 anos, foi campeã mundial da categoria 9/10 anos tanto na Itália, em 2013, como em Foz do Iguaçu, em 2014.
O Instituto funciona no fundo da casa onde eles moram com Renzo, filho do casal de 5 anos, e o irmão de Edvane, que também é faixa preta em caratê e ensina algumas crianças enquanto não arranja emprego. A construção do galpão, que fica atrás da casa do casal foi feita com um financiamento que Edvane fez e paga com o salário que recebeu da prefeitura. "Quando eu falei pra ele já tinha até contratado os pedreiros, tinha feito todo um mapeamento de como eu queria o galpão aqui dentro. Ele 'tu é doida, muié?'. Eu disse: 'tem que ser doido, de doido todos nós temos um pouco.' tem que ser doida, arriscar", disse.
Mobilizando todas as pessoas que são beneficiadas pelo trabalho de Adaías e Edvane, o Caldeirão fez um mutirão onde todos puderam ajudar a melhorar o projeto do Samurai Zen. Durante o mutirão, o grupo de carimbó - ritmo local do Pará - começou as aulas de dança e ganharam uma companhia mais que especial, Ana Botafogo, uma das melhores bailarinas do mundo.
Férias e surpresas
Enquanto o mutirão rolava, Sarah e William, o único menino que pratica balé entre todas as crianças, puderam realizar um sonho. Eles foram até o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para assistir a um balé clássico.
Grupo Carimbó ganharam a companhia especial de Ana Botafogo(Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)
Já Adaías e Edvane foram com Renzo conhecer o Instituto Ayrton Senna, inspiração para o trabalho do Instituto. Viviane Senna recebeu a família e mostrou uma parte do trabalho e deu dicas para o Samurai Zen. Para completar a passagem da família pela cidade, um encontro com o lutador de MMA Jon Jones.
Quem ficou em Parauapebas também teve uma surpresa. As crianças da cidade ganharam uma sessão de cinema com depoimentos especiais de Pedro Bial e Dira Paes.
De volta para casa, Adaías e sua família ganharam não só uma sede totalmente reformada para o Instituto Samurai Zen, mas também uma reforma na casa da família, que abriu mão de um de seus cômodos para ceder espaço para o projeto.