sexta-feira, 26 de abril de 2013

LAGO AÇU PROTEGÊ-LO OU FECHAR OS OLHOS PARA A DEGRADAÇÃO?

Lago Açu, beleza ameaçada pela falta de cuidados!

Em recente matéria divulgada pelo site Maranhão único,  site responsável pela divulgação das belezas naturais do estado, O Lago Açu que na linguagem tupi-guarani quer dizer (Lago Grande), foi classificado como o segundo maior lago de águas doces naturais da América Latina

Disso a maioria dos Lagoaçuenses já sabia, após estudo realizado na região, através do Ministério do Meio Ambiente.


Cidade localizada na baixada Maranhense, distante 340 Km da capital, São Luis, “O Lago Açu”  é de  uma beleza exuberante, fauna e flora rica, cortada pelos rios , Grajaú e Mearim, sem dúvidas é uma das belezas naturais localizada no território maranhense, que agora mais do que nunca precisa de cuidados.

A cidade que é batizada com o  nome do Lago, cresceu desordenadamente nas últimas décadas, e quem mais sofreu com essa mudança radical foi o próprio Lago.

Os efeitos destas transformações, aliados  a falta de consciência ambiental e de cuidados do poder público é uma   combinação perigosa, que tem colocado o gigante adormecido como é conhecido “ O Açu ”, em risco de contaminação. A falta de saneamento básico da cidade, gera poluição para o Lago, deixando-o cada  vez mais o ecossistema vulnerável e fragilizado

Além disso a falta de estrutura da cidade, não chama atenção de turistas para a região, o principal ponto turístico da cidade, o cais, ás margens do Lago, está completamente entregue ao descaso, provocando falta de entusiasmos daqueles que procuram lazer e diversão na cidade. 

É comum vermos pela cidade que é rodeada pelo lago, esgotos escorrendo a céu aberto, sendo depositados diretamente no lago.


  Lago Açu, o segundo maior lago de águas doces naturais da América Latina, exuberante, rico em espécies da nossa fauna e flora, que nos últimos anos têm sofrido danos irreparáveis, o município não tem se quer um órgão de fiscalização e combate as agressões sofridas pelo lago.

 Na foto: esgoto a céu aberto e o mais alarmante, com a falta de saneamento básico, todo o esgoto vai parar dentro do lago, contaminando as espécies. 

Espécies de Peixes e Camarão, estão ameaçados pela contaminação.

Foto:  Esgoto escorrendo pra dentro do lago e animais soltos,
reflete de maneira negativa o momento do município.

Na foto: Banhistas no cais da cidade, sem saber do nível de contaminação da água, podendo gerar sérios risco a saúde.


Pesca Predatória:

Um  outro problema grave é a pesca predatória, descontrolada e sem critérios, em relação a pesca artesanal. A pesca predatória  causa danos irreparáveis as espécies de peixes existentes no lago. 

Muitos dos pescadores que fazem uso dessa fonte, que já demonstra sinais evidentes do seu desgaste, recorrem a práticas consideradas criminosas pelos órgão de proteção do meio ambiente, práticas como o uso de malhas menores do que as permitidas, o uso de apetrecho ilegais como pulsar e calabouço e tapagens que além de aterrar os acessos dos igarapés, impedem a passagem dos peixes, para dentro do lago, matando os alevinos (peixes em fase crescimento).

Essas são práticas ilegais  utilizadas na pesca predatória, que fragilizam a reprodução e crescimento do pescado.

Você sabe o que é pesca predatória? 

- Muita gente pensa que se trata de pesca para o consumo, ao contrário da pesca esportiva, onde o peixe é devolvido á água após as fisgadas e a tradicional foto de recordação.

Na verdade, a pesca predatória é o nome dado a todo tipo de pesca que se tira um animal de um ambiente no volume e velocidade maiores do que um ecossistema é capaz de repor.

O pior é que, além de causar uma possível extinção das espécies, a pesca predatória é capaz de acabar com vidas que dependem desta espécie.

A população de Conceição  do Lago Açu,  já começa a sofrer com a falta de peixes, o município que antes era conhecido como um dos maiores abastecedores de pescado dentro  e fora do estado, passa por uma grave crise de desabastecimento, recorrendo até mesmo a outros estado para manter a comercialização do consumo do pescado na própria cidade.


Com a pesca descontrolada, o tamanho do peixe
capturado em Lago Açu é cada vez menor e o 
e o preço cada vez maior

Salgadeiras de Lago Açu, área ás margens do Lago, onde são comercializados o pescado, os donos de salgadeiras reclamam das péssimas condições de trabalho, falta de higiene e falhas na coleta do lixo, a sujeira acumulada ao fim de um dia de trabalho em sua maioria vai todo para dentro do lago.


Migração de Pescadores:

A situação a cada ano só piora com a migração de pescadores vindos de outras cidades, para fazerem o uso do lago que já não suporta a quantidade de motores de polpa, usados nas centenas de canoas que a cada ano se multiplicam.


A quantidades de motores de polpa usados nas canoas dos pescadores, é um dos fatores responsáveis pelo desequilíbrio no Lago.


O que fazer? 

E a prefeitura de Conceição do Lago Açu, não deveria fiscalizar e combater as agressões sofridas pelo lago?

Afinal de contas quem é que responde pela secretaria de Pesca e do meio ambiente do município?

O que aconteceu com as blitz que eram feitas no lago, pela colônia de Pescadores Z-41 ? 

O alerta está dado, se não começarmos a preservar imediatamente, O Lago Açu, poderá ter o mesmo destino de Lagos como o de Viana (Ma), que no passado era uma das maiores fontes de Pescado  de água doce do estado e que pela falta de preservação e combate as agressões sofridas, perdeu sua capacidade de produção.