sexta-feira, 4 de outubro de 2013

VOCÊ CONHECE A LENDA DO LAGO AÇU?

O mistério do Lago Açu


Há muito tempo atrás, no município Vitória do Mearim havia uma bela cidade. Lá as casas brilhavam como se fossem de ouro. Os habitantes ficaram tão orgulhosos dessa riqueza tão bela que se tornaram arrogantes e pretensiosos, olhando do alto e com desdém toda a gente vizinha.



Mas, tal comportamento não ficou sem castigo do céu. Sendo assim, choveu dias e dias sem parar durante o dia e a noite. Logo a cidade desapareceu nas águas do rio Mearim, levando consigo todos os moradores. No lugar nasceu o Lago Açu. Diz a lenda que os  que se arriscam  a pescar naquele lago escutam vozes, discussões, rumores de festas, risos, pessoas que estão no fundo e só aparecem viradas no peixe Surubim. 



Por isso, quando é  apanhado, o surubim não pode ser morto a cacetadas como os outros peixes, tem de ter o pescoço quebrado na beira da canoa porque é ser vivente e quem assim não fizer fica louco para toda a vida. Essa afirmação é feita por  muitas testemunhas que merecem fé. 
Fonte: livro Lendas do Maranhão (Carlos de Lima)


Editorial

Ninguém duvida da beleza e encantos do Lago Açu, quem por aqui passa, fica fascinado pelo maravilhoso e imponente mundo de águas do Lago.

O “Açu”, que na linguagem tupi-guarani significa (Grande), é o segundo maior Lago de águas doces naturais da América Latina, com toda a sua imponência atrai visitantes de todos os lugares, certa vez um cantor famoso veio a cidade realizar um show e logo após ver o Açu, disse as seguintes palavras: 

Que rio Lindo, parece mais o mar, isso sem dúvidas é uma maravilha de Deus”.

A grandeza do lago é tão estonteante que até confunde as pessoas!

A lenda: A lenda fala sobre uma civilização que ali viveu e que foi dizimada pela arrogância, impetuosidade e  orgulho, tal vislumbre segundo a lenda, os deixaram orgulhosos com todos aqueles que os rodeavam, era tal a beleza daquela cidade. 

Então logo houve uma punição por parte dos céus, que mandou uma grande chuva de sete dias e sete noites, logo o rio Mearim levou embora a cidade e aqueles que nela habitavam. 

No lugar daquela bela cidade varrida pelo Rio, surgiu o Lago Açu, cheio de encantos, mistérios e muita beleza. Os mais antigos dão relatos de achados arqueológicos dentro do Lago, são pratos, panelas, talheres feitos de prata e cerâmica, entre outros utensílios domésticos, no próprio lago a indícios de construções da época como torres de pedras e lajeados construídos no fundo do lago.

Os pescadores por sua vez, afirmam aparições em noites de pescarias como: Fechos de luzes no meio do Lago, pontos luminosos como se fossem tochas acessas, há aqueles que afirmam terem avistado luzes de grandes embarcações navegando no Açu, certa vez em uma noite de inverno carregado um pescador afirma ter procurado o ponto de desembarque quase a noite inteira sem sucesso, todos naquela embarcação adormeceram e pela manhã para a enorme surpresa de todos  , estavam no porto, local de desembarque. 

São contos da nossa terra, mito ou crendices populares, faz parte da nossa história, que em dias de hoje sabe-se tão pouco pelos nossos jovens, com isso os valores culturais vão se perdendo pelo tempo, certos de que a nossa história ecoa Maranhão a fora, deveríamos zelar pelos nossos conhecimentos culturais, assim como preservar esse gigante, que já dá mostras de cansaço e maus tratos provocados pelo homem.