terça-feira, 21 de maio de 2013

Vereador Idelfonso ferreira Denuncia Descaso na Saúde de Conceição do Lago Açu



A falta de compromisso do Governo Marly Sousa, no município de Conceição do Lago Açu (MA), distante 342km da capital, São Luis, pôde ser percebido no último domingo dia 19. 

Após um grave acidente envolvendo 3 pessoas de Lago Açu, que trafegavam  na MA 326, em um veículo  FIAT UNO, de cor prata, que logo após entra em uma curva fechada , perdeu o controle e despencou  de uma altura, capotando várias vezes. 

20 minutos se passaram até que chegasse uma ambulância no local do acidente, que fica a aproximadamente 3 km da cidade. 

Após serem levados ao posto de saúde do município, os familiares das vítimas receberam a informação por parte da enfermeira, que estava de plantão, substituindo o médico, que deveriam remover as vítimas do acidente, para a cidade de Bacabal, pois o posto de saúde, não teria condições de tratar das graves lesões sofrida pelos envolvidos no acidente.

Para surpresa da família, ao requisitarem uma das duas ambulâncias do município , ouviram um sonoro não por parte da direção do posto de saúde. Inconformados com tal descaso, os familiares das vítimas recorreram aos motoristas das duas ambulâncias e ouviram dos mesmos que uma das ambulâncias estava com problemas mecânicos e a outra sem combustível, para se deslocar até Bacabal. 

Diante do risco de morte das vítimas, O Vereador Idelfonso Ferrreira, que presenciou a cena de total descaso e abandono da administração pública de Conceição do Lago Açu, Ma,    sensibilizado, tratou de arranjar por meio de populares , dois carros para locomoverem os acidentados até a cidade de Bacabal, pois o veículo de propriedade do vereador, no mesmo momento estava em viagem, socorrendo uma gestante em trabalho de parto.

 Desprovido de recursos para o abastecimento, o vereador, se dirigiu até o frentista do posto Paraibano II e solicitou um abastecimento no valor de R$ 70,00 (Setenta Reais), e comunicou ao mesmo, que logo no dia seguinte, entraria em contato com o órgão municipal responsável, pelo abastecimento, afim de quitar o débito com o posto, tendo em vista a impossibilidade do deslocamento das ambulâncias.

Após retornar da cidade de Bacabal, e se dirigir até a residência dos familiares, para informa-lós sobre o estado de saúde dos mesmos, para sua surpresa o ver. Idelfonso, fora informado por um dos familiares, que um dos envolvidos no acidente, teria que ser transferido para a cidade de Coroatá, devido ao agravamento do seu estado de saúde, foi então, que o Vereador Idelfonso Ferreira, retornou ao posto de Saúde e mais uma vez tentou solicitar, uma das ambulâncias do município, que instantes antes,  estava trafegando normalmente pelas ruas do município.

O ver.Idelfonso, entrou em contato com o diretor do posto de Saúde  o Sr. Louro Bastos, solicitando a ambulância para o remanejamento do paciente, de Bacabal, até Coroatá, mas para sua surpresa o diretor do hospital informou , que não era mais responsabilidade do município de Conceição e quem era o vereador para solicitar alguma coisa.

Ao invés de tratar  do caso dos acidentados , o diretor do posto, o Sr. Louro Bastos, que é Ex- Vereador do município, disse a Idelfonso , que o convocasse para um debate na Câmara Municipal.

Mesmo Assim o Vereador consegui um terceiro veículo emprestado de um amigo e voltou imediatamente a Bacabal, para prestar socorro ao paciente que precisava ser transferido para a cidade coroatá. 

A justificativa do que aconteceu no  último domingo, dia 19, após a omissão do transporte dos envolvidos no acidente, por parte da direção do posto de Saúde, pode estar ligada ao fato de que, pelo menos dois dos acidentados, são irmãos de um ex- candidato a vereador nas eleições passada, pelo grupo do Empresário Alexandre Lavepel.

Diante de Tudo isso será, que o que houve foi omissão, por falta de competência da administração Marly Sousa ou Perseguição política?