domingo, 26 de maio de 2013

PEIXE NA REDE, COLÔNIA DE PESCADORES DE LAGO AÇU, NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL!




A colônia de Pescadores z-41 de Conceição do Lago Açu (MA), distante 312km da capital São Luis, voltou a ser destaque na imprensa da capital.

Tudo por conta do esquema da suposta fraude no seguro defeso, beneficio concedido a pescadores no período da reprodução do pescado.

A matéria do jornal pequeno com o título PEIXE NA REDE, deste  domingo, destaca também que, pelo menos mais 8 municípios maranhense, já estariam sendo investigado pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal.

Link completo da matéria:
http://jornalpequeno.com.br/edicao/2013/05/26/peixe-na-rede/

Veja trecho da matéria sobre a colônia de pescadores Z-41, em Conceição do Lago Açu:


Investigações – O Jornal Pequeno apurou que o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República no Maranhão, e a Polícia Federal (PF) investigam estes e outros casos de supostas fraudes no recebimento do “seguro-defeso” no estado. Em alguns municípios maranhenses, perto de 50% dos beneficiados não são pescadores, calcula o MPF.
Procedimentos sigilosos já foram abertos, pelo MPF e pela PF, desde 2010, para investigar colônias e sindicatos de pescadores de pelo menos nove municípios do Maranhão: Conceição do Lago-Açu, Bacabeira, Pinheiro, Rosário, Pio XII, Peri Mirim, Araioses, Cururupu e Buriticupu.
Moeda de troca eleitoral – O MPF e a PF suspeitam que – a exemplo de outros programas sociais do governo federal – o “seguro-defeso” esteja sendo usado como “moeda de troca” eleitoral, por meio da farta distribuição de carteiras de pescadores a pessoas estranhas à atividade.
A suspeita já fez a PF cumprir, em 4 de outubro de 2011, mandados de busca e apreensão na Colônia de Pescadores Z-41, no município de Conceição do Lago-Açu (a 312 quilômetros de São Luís).
Foram apreendidos na colônia documentos e computadores. 
A presidente da colônia é Lindalva Teixeira dos Santos, irmã da prefeita (reeleita em 2012) Marly dos Santos Sousa Fernandes (PSD).
Segundo denúncias dos próprios pescadores de Lago-Açu, o vereador Alcimar da Rocha Mota, o “Mazinho Rocha” (PSL, também reeleito), teve uma carteira de pescador emitida em seu nome pela Z-41, sem nunca ter exercido a atividade.