segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LAGO AÇU ENTREGUE A CRIMINALIDADE?

A onda de criminalidade que temos visto no município Maranhense de Conceição do Lago Açu, que tem apenas um pouco mais de 14 Mil habitantes é de assustar.

São ocorrências diárias de homicídios, tentativas de assassinatos, agressões, violência contra a mulher e o idoso, prostituição infantil e até mesmo agora uma grave ameça a vida dos alunos, nem mesmo as crianças estão a salvos da ira dos delinquentes.

Dados de 2010 já apontavam que o município de Lago Açu, já estaria a beira de um colapso no sistema de segurança pública.

Para se ter uma ideia da gravidade da coisa , no ano de 2010 o pequeno município maranhense já era apontado como a 4ª cidade do maranhão em violência doméstica contra as mulheres.


município de Conceição do Lago Açu, é a 4ª cidade no ranking
de violência doméstica contra as mulheres, segundo dados de 2010
da SEMU - Secretaria de Estado da Mulher

De acordo com dados do ano de 2010,  da Secretaria de Estado da Mulher - SEMU, o pequeno município de Conceição do Lago Açu,  distante 314 KM da capital maranhense,  que tem uma população de um pouco mais de 14 Mil habitantes, é o quarto município mais violento quando se trata de violência doméstica contra a mulher, Lago Açu ficou atrás apenas das das três maiores cidades do interior do estado e da capital São Luis.

confira dados da secretaria de Estado da Mulher em relação
a violência doméstica no estado:

São Luis -  corresponde a 30% das ocorrências do estado
Imperatriz - corresponde a 8% das ocorrências do estado
Timom -     corresponde a  4% das ocorrências do estado
Lago Açu - corresponde a  3% das ocorrências do estado
Fonte : SEMU

Conforme a assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), Ariana Martins, casos como esse são rotineiro em São Luís. Somente o Centro, em três anos de atividade, atendeu 1.495 mulheres violentadas. "As demandas são encaminhadas tanto pela Delegacia da Mulher, quanto são espontâneas onde as mulheres que têm conhecimento do trabalho desenvolvido aqui,", revelou Ariana, informando que no CRAMSV são prestados serviços de assistência psicológica e jurídica.

Diante desta triste e  lamentável realidade , perguntamos a você de quem é a culpa pela falta de segurança no município?

 e decidimos criar uma enquete para saber da sua opinião!