segunda-feira, 19 de março de 2012

LIXÃO DE LAGO AÇU AMEAÇA A SAÚDE PÚBLICA DA POPULAÇÃO

LIXÃO DE LAGO AÇU AMEAÇA A SAÚDE PÚBLICA DA POPULAÇÃO


Todos têm ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa.

O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa ou em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e ... O Planeta.


O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, o exemplo é a cidade de São Paulo que produz  14 milhões de quilos coletados diariamente na Cidade, Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.


Uma das possibilidades para reduzir o problema do lixo é a implantação da coleta seletiva de lixo - que consiste na segregação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro, plástico, entre outros - enviando-se esse material para reciclagem. A implantação de programas de coleta seletiva de lixo não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais - como matérias-primas, água e energia - e, em alguns casos, pode representar a obtenção de recursos, advindos da comercialização do material.


Apesar do crescente número de municípios em que a coleta seletiva de lixo é implantada - uma vez que toda a coleta de lixo é atribuição dos governos municipais. Verificam-se também um grande número de programas desenvolvidos por iniciativa da sociedade civil, em escolas, empresas, condomínios, etc., que apresentam maior chance de continuidade, pois não estão vinculados a mudanças e interesses políticos.

Até a metade do século 20 o lixo não significava um problema. A maior parte dele era formada por materiais orgânicos, como restos de frutas e verduras, assim como de animais, e tudo isso é degradável pela ação da natureza. O lixo era menor e facilmente transformado pelo próprio Meio Ambiente em nutrientes para o solo.

Muitas pessoas tinham o hábito de ter em suas casas uma horta ou uma criação de galinhas e outros animais domésticos, a quem elas davam seus restos de comida. O que restava era enterrado, retornando ao solo. Portanto, tudo ia muito bem. O pouco que sobrava era recolhido e a natureza fazia sua parte. Entretanto, com o passar dos anos, o modo de vida dos habitantes do planeta foi mudando. A maioria mudou-se das áreas rurais para as cidades. As cidades foram crescendo, reduzindo o espaço de moradia e o tempo disponível dos cidadãos. O resultado é que passou a fazer parte da vida cotidiana a compra de alimentos e outros produtos embalados, prontos para o consumo. Parecia que era a solução perfeita. Chegaram os supermercados, as comidas prontas, o leite longa vida, os vegetais já lavados.... ótimo!

Mas tudo isso passou a significar também montanhas e montanhas de embalagens, sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, sacolinhas, latas disso e daquilo.... E o que é pior: são materiais que a natureza custa muito - quando consegue! - degradar e incorporar novamente ao ciclo da vida.


Felizmente, grande parte desses materiais pode ser reaproveitada ou reciclada, evitando o acúmulo de lixo no solo de nossas cidades e reduzindo o desperdício de recursos naturais.


Mas esse movimento está apenas começando. É necessária a colaboração de todos para que esse problema seja amenizado

DEPÓSITOS IRREGULARES

Depósitos clandestinos - São aqueles locais onde um determinado cidadão ou empresa começa a jogar seu lixo. Pronto! Em poucos dias o monturo vai-se avolumando e muitos começam a jogar seus dejetos lá. Esses depósitos representam uma grave ameaça à saúde pública, devem ser combatidos e denunciados.


DICA VERDE: Se você tem conhecimento de algum depósito clandestino de lixo, denuncie-o ao órgão responsável pelo controle ambiental em seu estado ou município.


SOLUÇÃO MAIS VIÁVEL PARA O TRATAMENTO DO LIXO:

Aterros sanitários - São ainda a melhor solução para o lixo que não pode ser reaproveitado ou reciclado. Trata-se de áreas de terreno preparados para receber o lixo, com tratamento para os gases e líquidos resultantes da decomposição dos materiais, de maneira a proteger o solo, a água e o ar da poluição. Todos os municípios deveriam ter um aterro para colocação do seu lixo. Dependendo do volume de lixo gerado, existem aterros que podem ser implantados sem a necessidade de um grande dispêndio de recursos, sendo acessíveis a qualquer orçamento municipal.

DICA VERDE: Pressione o prefeito e os vereadores de sua cidade a implantarem um aterro sanitário o mais rápido possível, para colocação do lixo. Não aceite desculpas, como falta de recursos: o aterro sanitário é tão necessário à manutenção da saúde em seu município quanto às demais atividades do governo municipal.

Em Conceição do Lago Açu, Ma não é diferente, o lixo é depositado em um terreno sem o processo de tratamento para resíduos sólidos e gasosos, ameaçando a saúde pública da população, ainda tem alguns outros problemas graves e que chamam atenção, é que  ao lado do terreno onde estão sendo depositado o lixo de Lago Açu, há existência  de criações bovinas que são utilizadas para o consumo no município, e no período invernoso só aumenta o tamanho do problema, é que resíduos líquidos nocivo a  saúde humana e animal escorrem pela estrada contaminando tudo que é proveniente do solo bem como: Plantações, Lençóis freáticos, Produtos cultivados na s lavouras e consumidos pelos animais, aumentado o risco de contaminação. O terreno fica localizado ás  margens de uma estrada vicinal que dá acesso a povoados importantes como: Couro Duro, São José do Aterrado, Centro da Emilia, Mandiocal, Alto da Paz, Caetano, Mirim entre outros.


 fotos: Urubus vasculham o amontoado de lixo




 fotos: Resíduos químicos escorrem pela estrada e já formam até um empoçamento  decorrente do processo químico de decomposição do lixão a céu aberto sem nenhum tipo de tratamento adequado.

 

 fotos: Com a  queima feita de maneira inadequada dos resíduos sólidos resulta
na liberação de gases poluentes e nocivos a atmosfera



Foto: Nesta ao fundo a imagem do lixão que fica ás margens da estrada vicinal que dá acesso a povoados importantes